quarta-feira, 17 de março de 2010

CAPDOC UVA deve iniciar seus trabalhos em Abril




Em fase avançada de preparativos o Centro de Apoio, Pesquisa e Documentação da Região dos Lagos está próximo de abrir suas portas. O CAPDOC funcionará no Campus Perynas e a base do seu acervo será digital. Estamos iniciando nossos contatos com as Secretarias de Educação, Turismo e Cultura das cidades da Região dos Lagos para fecharmos parcerias e colaboração. Nosso destaque é o Concurso de monografias sobre a Região dos Lagos que em breve estaremos lançando o Edital. Segue abaixo a Base do projeto desenvolvido pela coordenação do Curso de História com colaboração do professor Paulo Roberto Araújo

Nome do Projeto
Centro de Apoio, Pesquisa e Documentação da Região dos Lagos
CAPDOC- UVA

Local de Execução
O Centro será instalado no Campus Cabo Frio, Unidade Perynas da Universidade Veiga de Almeida. Nesse espaço reservado ao CAPDOC UVA serão disponibilizadas 2 salas com arquivos, estantes para livros dois computadores com conexão com a internet para que sejam recuperados, guardados e digitalizados grande parte da documentação sobre os diversos aspectos da História política, econômica, social e cultural dos municípios da Região dos Lagos.
Em uma sala de vídeo serão apresentadas obras já produzidas pelos pesquisadores do CAPDOC UVA, onde todos serão tratados assuntos referentes ao resgate, divulgação, pesquisa, preservação de acervo e da memória dos aspectos culturais da Região dos Lagos. As salas serão utilizadas por alunos, professores e pesquisadores para a produção de artigos científicos, preparação de documentários, reuniões temáticas, exposições e seminários sobre a História da Região dos Lagos.

Período de Realização

O CAPDOC UVA será lançado durante o VII Congresso de História da Região dos Lagos no mês de novembro de 2009 e o espaço será aberto no mês de Janeiro de 2010. O espaço funcionará de segunda a sexta das 9:00 as 18:00h e no sábado das 9:00 as 14:00h. O CAPDOC será administrado pela Equipe do curso de História liderados pelo Coordenador do Curso no Campus Cabo Frio.





Identificação de Identidade Proponente

O Projeto é parte integrante do Programa de Valorização da História da Região dos Lagos orientado e sob a execução da Coordenação do Curso de História – Cabo Frio.
Esse Projeto poderá ser proposto para dar início ao Consórcio de Cultura, Pesquisa e Turismo das cidades da Região dos Lagos.

Responsável Legal

Mario Veiga de Almeida Junior
Eduardo Maluf

Responsável Técnico
Coordenador do Curso de História – Guilherme José Motta Faria.

Introdução/Apresentação(Antecedentes e contexto do projeto):*

Percebendo a riqueza que a História regional apresenta estamos propondo um Programa de valorização dos diversos aspectos da História em suas variadas vertentes para que haja um espaço destinado a Pesquisa e arquivamento da documentação sobre as cidades da Região dos Lagos.
Essa ação se deve ao atual baixo rendimento de produção de trabalhos acadêmicos sobre a região, assunto esse que era bastante freqüente nos primeiros anos da graduação instalada no campus Cabo Frio. No intuito de disponibilizar para os cidadãos das cidades que formam a Região dos Lagos uma produção historiográfica que legitime a história dessa Região que possa ser utilizada nas escolas e universidades.
Com isso, surgiu na Coordenação do Curso de História, Campus Cabo Frio o desejo de ampliar os espaços de produção, construção e fruição das ações culturais desenvolvidas e apresentadas por nossos artistas populares, memorialistas e pesquisadores que militam no campo da Cultura Popular.
Para isso idealizamos a criação do CAPDOV UVA, onde os pesquisadores, alunos e a população em geral, de cada uma das cidades da região possam participar com intensidade desse grande momento de resgate da memória com a valorização da cultura que, neste momento toma conta dos nossos municípios.
Para estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento dessas pesquisas estudaremos junto ao nosso setor de marketing as formas de contrapartida que poderão ser propostas em forma de isenção, abatimentos e ou desconto em serviços prestados pela UVA Campus Cabo Frio. É também nosso intuito ficar atento e enviar esse Projeto para buscar o enquadramento nas Leis de Fomento no âmbito federal (Lei Rouanet) e estadual (ICMS).

Justificativa:

Com a implantação do CAPDOC UVA, contando com a doação, aquisição e produção de acervo a partir das parcerias a serem concretizadas com os órgãos gestores das secretarias de educação, cultura e turismo das cidades inseridas na Região dos Lagos, o espaço se tornará referência na atração de turistas, associações sócio-culturais e de alunos das redes municipais, estadual e particular de ensino.

Público-Alvo

Alunos do Curso de História, Professores e pesquisadores como construtores dessa História da Região, de forma geral e da forma individualizada. O Projeto visa a receber também todos os moradores de todas as cidades que compõem a Região dos Lagos ( Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema), tanto para depoimentos, quanto para visitas guiadas aos produtos e ações do CAPDOC-UVA.
Visamos atender também, os Produtores Culturais da Região, as ONG’s, outras associações ligadas a área Cultural e setores da Imprensa de nossa Região na instituição de apoio e parcerias para no processo de realização de produtos derivados do CAPDOC - UVA.
Objetivos

Ampliar de forma considerável a produção acadêmica sobre a História das cidades da Região dos Lagos através da instalação do CAPDOC-UVA e suas ações:
. Concurso anual de monografias (premiando as 5 melhores do ano com publicação e prêmios em dinheiro).
. Criação de Linhas de Pesquisa da História Regional (Política, Cultura, Economia, Sociedade) que serão bases para cursos de Extensão, Tópicos Especiais, Disciplinas Eletivas e de pós-graduação (Lato sensu e scrito-sensu).
. Publicação semestral dos Trabalhos produzidos pelos alunos e professores-pesquisadores na Revista Acadêmica Perynas.
.Criação de um site CAPDOC-UVA tendo como conteúdo os resumos e a íntegra dos trabalhos produzidos para os Encontros, Congressos, comunicações e seminários. Criar um link chamado “Observatório dos Congressos” para informar todos os eventos na área de História que estão acontecendo pelo país.
. Programa de Estágio e de Monitoria para o preenchimento de vagas no CAPDOC-UVA.
. Garantia de participação dos alunos e professores pesquisadores levando como marca o selo CAPDOC-UVA.
. Produzir Programas e Produtos com a chancela do CAPDOC-UVA (documentários, programas de tv, programas de rádio, jornais e impressos, blog, site).
. Otimizar o Campus Perynas como Centro Cultural utilizando seus equipamentos (Auditórios, foyers e Praça de Alimentação) para apresentações constantes de variadas manifestações artísticas: Teatro, Dança, Música, Coral, Poesia, Cinema, exposição de Artes Plásticas, Grupos de Cultura Popular. Criação de uma Comissão Cultural ligada ao CAPDOC-UVA para, junto aos demais coordenadores de cursos, definir o Calendário Mensal de programação, com ampla divulgação “intra” e “extra muros”.

Metodologia (atividades Propostas)

O CAPDOC UVA funcionará como um Laboratório do Curso de História possibilitando o contato direto dos alunos com a documentação primária e secundária orientando produção de textos acadêmicos. Realização de Oficinas e treinamento em arquivística, digitalização, catalogação de acervo para a criação dos Bancos de Dados e documentação (física e digital).
Os professores pesquisadores serão os proponentes de Linhas de Pesquisa que serão derivadas dos quatro Eixos que orientarão o CAPDOC UVA: Política; Economia; Sociedade; Cultura da Região dos Lagos;
Instalação de uma biblioteca e videoteca temática com exibição de filmes sobre a Região dos Lagos interagindo com os alunos e professores das redes municipal e estadual de Educação das cidades da Região dos Lagos.

Interfaces Políticas

Diversos setores da Administração Pública Municipal das cidades da Região dos Lagos serão contactadas para parcerizar com a implantação do CAPDOC UVA. Estarão envolvidos neste Projeto, a saber: Secretarias de Educação, Turismo, Cultura, Promoção Social, Fazenda, Transporte, Meio Ambiente e Governo. As parcerias deverão também ser realizadas com a Secretaria Estadual de Cultura, e com o Poder Executivo Federal (Ministérios da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente).

Instâncias Deliberativas

Todo o Projeto será elaborado, conceituado e executado pela Coordenação do Curso de História da UVA Campus Cabo Frio, supervisionado pela Direção Acadêmica e a Direção do Campus Cabo Frio.

Descrição dos Recursos Materiais

2 (duas) mesas com 3 (três) cadeiras cada; 4 (quatro) estantes; 2 (dois) arquivos fichário. 1 (uma) Tv com aparelho de DVD; 2 (dois) computadores conectados na Internet.
Recursos multimídia e de sonorização (Caixas amplificadas, microfones, mesa com 8 canais, dvd, datashow, telão) – utilizando os já existentes em Eventos nos Auditórios;
Equipe de Pesquisa: Professores pesquisadores 4 (carga horária 10 horas aula semanais) e 5 alunos monitores (regras já estabelecidas pela UVA para alunos-estudantes) Hospedagens, Transporte, Alimentação, para a representação do CAPDOC em Eventos externos.


Monitoramento e Avaliação

O monitoramento será realizado semanalmente pela Coordenação do Curso de História Campus Cabo Frio, apoiado e supervisionado pela Direção Acadêmica e a Direção Geral do Campus.
Mensalmente será redigido e publicado um relatório das atividades desenvolvidas, dos grupos participantes, da fluência do público, assim como de uma pesquisa de opinião dos visitantes. Semestralmente na Revista Acadêmica Perynas será publicada uma carta como uma “prestação de contas” das ações realizadas, da repercussão do trabalho realizado, das parcerias instituídas e das futuras realizações.
Ao final de cada mês faremos reuniões gerais para a avaliação, tanto local quanto regional dos resultados da produção do CAPDOC UVA. Essa avaliação envolverá os responsáveis pelo Projeto na parte Legal, Técnica e por toda a Equipe de Pesquisa, a fim de corrigir possíveis falhas, identificar os acertos e receber um relatório das pesquisas em andamento, respeitando prazos de entrega e apresentação.
Todas as apresentações de Trabalho, Congressos, Seminários, Palestras e ações públicas serão registradas em dvd, fotos com produção de textos para enviar aos meios de comunicação e a concomitante organização de um arquivo do próprio CAPDOC UVA.
Guilherme José Motta Faria
Coordenador do Curso de História
Campus Cabo Frio



Cabo Frio, 29 de outubro de 2009.

Pré- Projeto





Implantação do Centro de Apoio, Pesquisa e Documentação
Da Região dos Lagos




“CAPDOC UVA







Cabo Frio

2010














Apresentação





A região da Baixada Litorânea/Região dos Lagos do Estado do rio de Janeiro tem sido palco de intensas transformações nos últimos anos. A partir da década de 1980, um intenso processo de desenvolvimento econômico e crescimento demográfico transformaram esta região em um pólo de desenvolvimento. O turismo e a economia do petróleo foram responsáveis pela revitalização dos municípios que integram esta região.
Ao mesmo tempo, a população da região conheceu um rápido crescimento, resultante do desenvolvimento econômico e de um processo de migração originado no Grande Rio. O crescimento econômico e populacional trouxe os benefícios e os ônus do progresso. Na esteira deste processo, a questão da preservação da memória e identidade local se impõem como merecedoras de atenção tanto dos poderes públicos locais como das demais instituições da sociedade.
Neste sentido, o objetivo deste projeto é oferecer linhas gerais para o desenvolvimento de uma ação concreta na preservação do patrimônio material e imaterial desta região.
Desde a sua instalação no município de Cabo Frio em 2001, a Universidade Veiga de Almeida oferece um curso de licenciatura em História. Ao longo de sua existência, este curso de graduação tem formado centenas de profissionais, preenchendo uma lacuna na capacitação de profissionais para a docência em História.
Acreditamos que depois de 10 anos de existência é chegado o momento para que a Universidade Veiga de Almeida e o curso de Graduação em História desenvolvam uma nova etapa de sua atuação na região, qual seja, o desenvolvimento de uma ação de preservação da memória dos municípios da região da Baixada Litorânea. Para isso, propõe-se a criação de um Centro de Pesquisa e Documentação.
O objetivo deste Centro de Pesquisa é oferecer aos alunos do curso de Graduação em História a oportunidade de terem contato direto com o patrimônio cultural produzido na região, patrimônio este materializado em documentos manuscritos, iconografia, ritos e tradições populares, arquitetura e cultura material. Ao mesmo tempo, pretende-se com a criação deste Centro oferecer à comunidade a contrapartida na forma de estudos e pesquisas, publicações e eventos que tenham como eixo a História da região.
Tal iniciativa inspirou-se em experiências bem sucedidas de criação de centros de documentação como unidades complementares na formação profissional de historiadores e outros cientistas sociais em diferentes regiões do país. A título de exemplo, podemos citar a criação do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas ( CPDOC), o Centro de Documentação Histórica da Universidade Severino Sombra, o Centro de Documentação da Fundação André Arcoverde de Valença, entre outros.


IMPLANTAÇÃO

Os objetivos da criação deste centro são a formação de um núcleo de capacitação profissional, de preservação do patrimônio cultural da região e a produção de bens culturais. Para tanto, é necessária a criação de um espaço destinado ao tratamento técnico do acervo histórico e cultural.
A denominação deste espaço de “Centro de Documentação e Pesquisa” merece algumas considerações que julgamos importantes. Entendemos por Centro de Documentação o lugar cuja atividade fim é a reunião de informações que possam subsidiar o trabalho de pesquisadores e profissionais. Não se trata de uma instituição cuja atividade seja recolher e custodiar documentação pública e /ou privada e disponibilizar seu acesso ao usuário. Julgamos que tal atribuição deva ser exercida pelos poderes públicos locais. No entanto, o Centro de Documentação pode, em conjunto com tais poderes, bem como outras instituições da sociedade, prestar serviços de disseminação de informações e tratamento técnico do acervo documental destas instituições.
Por “Pesquisa” entendemos não apenas a produção intelectual desenvolvida com fins acadêmicos e científicos como também a produção de informação destinada a subsidiar ações de instituições públicas e privadas.
Sugerimos que a primeira ação deste Centro de Documentação e Pesquisa seja o tratamento técnico de um acervo documental cuja relevância vá de encontro não somente às atividades científicas e acadêmicas, como também possam beneficiar as instituições que por ventura disponibilizem seus acervos para futuro tratamento.
Concretamente, propomos como primeira atividade deste Centro o tratamento técnico de um acervo na forma de sua digitalização e disponibilização ao usuário. No contexto deste tratamento técnico é indispensável a história administrativa da instituição detentora do acervo a ser disponibilizado. Esta história administrativa poderia ser a primeira contrapartida que o Centro de Documentação poderia oferecer aos parceiros interessados em desenvolver atividades de preservação da memória na região.

METODOLOGIA

Entendemos que o desenvolvimento das atividades do Centro de Documentação levar em consideração três premissas, a saber:
1) O acervo a ser tratado tecnicamente deverá constituir subsídio para a produção intelectual e formação científica da comunidade acadêmica. Quanto aos alunos de História em especial, vale destacar que o contato com este material permite ao aluno ampliar as possibilidades de suas futuras atividades docentes, uma vez que tal material ofereceria inúmeras possibilidades de uso didático.
2) O acervo poderá também subsidiar as ações da instituição que cedeu este material para ser disponibilizado ao usuário. Entendemos que a contrapartida que o Centro de Pesquisa oferecerá, ampliará os seus horizontes de atividades, fortalecendo os vínculos com a comunidade em geral.
3) Os produtos a serem concebidos a partir do tratamento técnico serão resultado da interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Professor e Pesquisador: Paulo Roberto Pinto Araújo

segunda-feira, 8 de março de 2010

AVENTURAS NA HISTÓRIA

Não bastassem os animais também os alimentos estão ameaçados de extinção. No Brasil são 13 tipos de alimentos nesta situação e, infelizmente, nós aqui do sudeste ficaremos sem conhecer a bergamota ou o feijão canapu caso não seja feito nada. Esta curiosidade entre outras matérias interessantes estão na edição 80 da revista Aventuras na História. Felizmente os interessados em história dispõem de um grande leque de revistas e publicações. Mesmo sendo dirigida ao grande público, Aventuras na História é leitura que pode agradar principalmente aos pesquisadores iniciantes, geralmente alunos de graduação.

terça-feira, 2 de março de 2010

DICA


Simonal é o típico representante, em bom “carioquês”, do malandro otário. Talentoso, porém, completamente alienado, pensava apenas em carrões e mulheres. Dentro de um Mercedes ou de um Mustang, cor de sangue, seu negócio era tirar uma onda. Cometeu um erro – grave erro. E por ele pagou o resto da vida, tal como no inferno cristão: hipocrisia e crueldade. O documentário sobre Simonal não apenas revela tais facetas, como também é uma oportunidade de refletir sobre as durezas de um regime fechado, onde as vítimas e os culpados muitas vezes se confundem. Após sucesso no cinema, o documentário "Ninguém sabe o duro que eu dei", em DVD, é nossa sugestão.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Educação e pós-modernidade

Resumo da comunicação apresentada à Ufrj durante a IV Jornada de Pesquisa e Extensão, 19/11/2009.

Título:
Reflexões sobre a educação na... pós-modernidade?

Autor:
João Gilberto da Silva Carvalho
Resumo:
Como parte de estudos que relacionam modernidade e identidade nacional, tendo como base a teoria das representações sociais, apresentamos nossas considerações acerca do contexto social em que a prática educativa institucional é desenvolvida na atualidade. Mudanças significativas na estrutura social seriam indicativas de uma nova condição humana, pós-moderna, que está no centro dos debates de pesquisadores de diferentes áreas. Discute-se, em última instância, o status da razão humana como agente de compreensão e transformação da realidade. Os desafios atuais impõem decisões e os conceitos tradicionais da ciência perderam sua eficácia ou não se ajustam mais às demandas do mundo. Estudos sobre a modernidade, a pós-modernidade, as múltiplas modernidades ou até a própria negação do conceito não são apenas filigranas de mesas redondas de acadêmicos, como Giddens (1991, 1997, 2002, 2005) ou Bauman (1999, 2005). E a grande novidade do debate é a participação ativa de nações que antes eram tão somente objeto de estudo – e na condição de contrapartida ao moderno: o atraso. Os “bárbaros”, os “exóticos”, enfim, todos aqueles “outros” criados na modernidade exigem seu espaço nas discussões. Tais questões repercutem diretamente na educação e formam a moldura mais geral em que alunos, professores e comunidade em geral estão imersos no dia-a-dia. A intenção desta comunicação é apresentar de forma sucinta a referida moldura (o contexto social mais geral) e sua relação com grande parte dos problemas pedagógicos da atualidade.
Palavras-chaves: modernidade; educação, pós-modernidade, representações sociais.

Bibliografia:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
_______ Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
_______ et al. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997.
_______ Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
_______ Mundo em Descontrole. O que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2003. 3ª edição.