segunda-feira, 1 de março de 2010

Educação e pós-modernidade

Resumo da comunicação apresentada à Ufrj durante a IV Jornada de Pesquisa e Extensão, 19/11/2009.

Título:
Reflexões sobre a educação na... pós-modernidade?

Autor:
João Gilberto da Silva Carvalho
Resumo:
Como parte de estudos que relacionam modernidade e identidade nacional, tendo como base a teoria das representações sociais, apresentamos nossas considerações acerca do contexto social em que a prática educativa institucional é desenvolvida na atualidade. Mudanças significativas na estrutura social seriam indicativas de uma nova condição humana, pós-moderna, que está no centro dos debates de pesquisadores de diferentes áreas. Discute-se, em última instância, o status da razão humana como agente de compreensão e transformação da realidade. Os desafios atuais impõem decisões e os conceitos tradicionais da ciência perderam sua eficácia ou não se ajustam mais às demandas do mundo. Estudos sobre a modernidade, a pós-modernidade, as múltiplas modernidades ou até a própria negação do conceito não são apenas filigranas de mesas redondas de acadêmicos, como Giddens (1991, 1997, 2002, 2005) ou Bauman (1999, 2005). E a grande novidade do debate é a participação ativa de nações que antes eram tão somente objeto de estudo – e na condição de contrapartida ao moderno: o atraso. Os “bárbaros”, os “exóticos”, enfim, todos aqueles “outros” criados na modernidade exigem seu espaço nas discussões. Tais questões repercutem diretamente na educação e formam a moldura mais geral em que alunos, professores e comunidade em geral estão imersos no dia-a-dia. A intenção desta comunicação é apresentar de forma sucinta a referida moldura (o contexto social mais geral) e sua relação com grande parte dos problemas pedagógicos da atualidade.
Palavras-chaves: modernidade; educação, pós-modernidade, representações sociais.

Bibliografia:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
_______ Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
_______ et al. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997.
_______ Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
_______ Mundo em Descontrole. O que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2003. 3ª edição.

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