sexta-feira, 1 de julho de 2011

Centenário Machu Picchu


Machu Picchu de Hiran Bingham

O mundo e a ciência foram surpreendidos pelo resultado de uma das mais famosas expedições da contemporaneidade.
No dia 24 de Julho de 1911, Hiran Bingham, professor da Universidade de Yale, chegou ao sítio arqueológico de Machu Picchu no Peru .
É indiscutível o fato de que os peruanos locais já tinham noção da existência das ruínas, porém, a 'descoberta' avassaladora de Bingham foi o ponto inicial para o preenchimento de inúmeras lacunas que existiam (e ainda existem) nos estudos da história do antigo império Inca.
Além da beleza incrível, Machu Picchu - que significa montanha velha - revela a tamanha inteligencia desses povos e a partir
das complexas construções, mostram grande conhecimento em matemática, agricultura e astronomia. Os Incas foram mais uma população indígena dizimada com a chegada dos espanhóis na América.
A expedição de Bingham foi pioneira de muitas outras que surgiram para o aprimoramento de estudiosos e turistas, fazendo do lugar um ícone mundial que também se tornou patrimônio da humanidade.
Com o centenário da descoberta do sítio, estão sendo organizadas exposições arqueológicas no museu da cidade de Cusco, em comemoração do marco histórico...
Vale a pena saber mais!

Rosângela Dias, aluna do sexto período da UVA.



Texto base publicado na Revista 'MIT' de junho de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário