quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Comentários de uma aluna



Navegante de eterno saber, vou singrando os mares do conhecimento. Ora por águas revoltas de dúvidas e incertezas, ora em profundas águas reflexivas. E na descoberta ou tentativas de tudo apreender e compreender, percebo afastando-me cada vez mais das sombrias tempestades da ignorância, e, como marujo tenaz, buscando o porto da História e seus tesouros.
Calo-me perplexa ante a magnitude dos pensares e saberes construídos. Os eventos de uma longa duração ou os documentos deixados por vozes que não se calaram. São tesouros incalculáveis. E perplexa me quedo diante de magnífica riqueza de pensares e saberes construídos pela experiência do próprio Homem.
Diante de tanta resplandecência de idéias e teorias, sistemas e regimes, estruturas e relações sinto-me pequena e paradoxalmente sinto-me gigante quando percebo o quanto já mudei, o quanto cresci através das micro-histórias.
Caro Mestre, ouvir-te falar cada semana deste período, foi muito mais do que colher informações e dados. Foi sonhar de olhos abertos para um mundo de idéias novas, de sentidos novos... E como num passe-de-mágica, viajei nas caravelas da modernidade. Meus colegas de turma tornaram-se, de repente, Bonifácios, Vianas, Prados, Freyres... E quantas vezes adormeci com os D. Pedros, os tenentistas, os Vanguardistas e tantos outros eu não saberia dizer. E quantas vezes foram que acordei com a França, com a Inglaterra, com a Espanha e Portugal na cabeça? Incalculável.
Mas uma coisa é certa. Você foi o responsável, sim, foi você quem fomentou em mim a desconstrução de valores e de uma visão de mundo que até pouco tempo acreditava ser a ideal.
Agora vivo em crise. Não tenho mais sossego. Minha mente já não descansa em paz, pois quando penso que cheguei a uma conclusão de alguma coisa, você apresenta novas possibilidades e minhas idéias se desarrumam novamente.
Termino o ano cansada, com a vista mais gasta, com os dedos mais calosos pelas resenhas e fichamentos, com a coluna mais torta pelas horas encurvada sobre a mesa de leitura e com mais cabelos brancos por conta das P1’s e P2’s. Mas, apesar desses inconvenientes, parabéns! Você fez de mim uma viciada em História!

BOM NATAL! BOAS FESTAS!

Denise Quintanilha
6º período - UVA CABO FRIO
Curso de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário